Escrito por Alinea Urbanismo | 02.12.2019
A mobilidade urbana é um dos principais problemas de cidades em todos os lugares do mundo. Por isso, discutir soluções efetivas para o caos que se tornou o trânsito nos grandes centros tem sido prioridade na agenda de governos, ONGs e diversas outras instituições. Um dos incentivos é o uso da bicicleta como meio de transporte.
Usar a bike como transporte é mais que uma alternativa para fugir do tempo perdido no trânsito, é também uma opção para quem deseja ter mais saúde, pois pedalar é um excelente exercício aeróbico, que aumenta a capacidade cardiorrespiratória, melhora a explosão e a resistência muscular e ainda combate o estresse e ajuda na saúde mental.
Essas são algumas razões que levam um número cada vez maior de pessoas a optarem pelo uso da bicicleta como meio de transporte no dia a dia, principalmente no trajeto de ida e volta do trabalho – em função disso, muitas empresas vêm adequando suas instalações e oferecendo bicicletário, vestiário e banheiro com chuveiro para seus funcionários.
Como veículo, a bicicleta precisa estar equipada com alguns itens, e o ciclista deve se ater a regras para não colocar em risco a sua segurança e a dos demais agentes de trânsito, por exemplo:
Pelo Código Nacional de Trânsito, a bicicleta é considerada um veículo, e como tal está sujeita às regras de trânsito como motocicletas, automóveis, caminhões etc. Essas regras dizem respeito à itens de segurança da bicicleta e do ciclista, à forma como se conduz, a velocidade, o respeito às sinalizações, entre outros.
Os itens de segurança da bicicleta são: retrovisor do lado esquerdo; buzina; iluminação dianteira e traseira; adesivos refletivos nas laterais e nos pedais da bike. Já os ciclistas devem utilizar capacete (uso obrigatório), cotoveleira e joelheira (que são de uso facultativo, mas altamente recomendado).
Por mais que você esteja acostumado a fazer o trajeto de casa para o trabalho de carro ou ônibus, é importante fazê-lo durante o fim de semana ou em horário de menor movimento, para verificar as condições da pavimentação, da iluminação e da sinalização; se há estruturas cicloviárias (ciclovia, ciclorrota ou ciclofaixa) e entender a dinâmica e a divisão do espaço entre automóveis e bicicleta; verifique, ainda, se há acostamentos ou áreas de escape em locais de fluxo intenso de automóveis.
Assim como um carro ou uma motocicleta, a bicicleta precisa de manutenção manter o bom funcionamento. Para isso, verifique a calibragem dos pneus, engraxe a correia e cuide dos freios.
O ideal é ter uma roupa para pedalar, que pode acabar rasgando ou sujando de graxa e levar a roupa de trabalho e o kit de banho e higiene pessoal em uma mochila que tenha o tamanho suficiente para acomodar seus pertences, que seja resistente e confortável e à prova d’água. Ter um pequeno kit de primeiros-socorros, com spray antisséptico, álcool e curativos também é indicado.
Por
Alinea Urbanismo
Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.
contatoDesenvolvido por wid.studio