Escrito por Alinea Urbanismo | 28.05.2021
Estar em contato com a natureza é um privilégio que traz inúmeros benefícios para a saúde. E poder ter esse espaço em casa, é um diferencial para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Além de purificar o ar do ambiente, as plantas atuam como isolante térmico e trazem sensação de bem estar e aconchego.
Mas e se você morar no meio da cidade, em um espaço sem pátio ou área verde? Uma boa opção para trazer todos esses benefícios é investir nos jardins de inverno, também conhecidos como jardins internos. Originários dos países de clima frio, eles são ótimos locais para cultivar plantas e flores em cômodos do seu apartamento ou casa e trazer mais vida para o seu lar.
O jardim de inverno é uma estrutura que surgiu na Europa, no século XVII, e servia como um espaço de convivência nas mansões nos meses mais gelados do ano. De lá pra cá, ganhou os tempos se modernizando em diversas versões e hoje de tradicional só conserva o nome. No modelo brasileiro, por exemplo, eles podem abrigar plantas tropicais que ficam bonitas o ano inteiro.
Além disso, a versatilidade é outro ponto alto desse tipo de projeto. Ele pode ser montado nos mais variados locais da residência, sendo usado principalmente em salas ou próximo a janelas. Outra opção seria no meio da casa, com o auxílio de uma claraboia para que a luz possa entrar.
Tipos de jardim de inverno
Vertical – ótima opção para aqueles que não têm muito espaço em casa, uma vez que usa as paredes como ponto de apoio.
Aberto – pode ser montado ao ar livre, sendo que as plantas crescem de forma livre. Neste tipo, uma boa opção é utilizar claraboias.
Espaços pequenos – eles cabem nos mais variados locais: embaixo da escada, na sacada ou até mesmo na cozinha. Aqui o importante é escolher o tipo de planta ideal para o local da casa escolhido.
E como se não bastasse a variedade de formas, cores e texturas proporcionada por plantas de diferentes espécies, os jardins de inverno também oferecem inúmeras vantagens. Confira:
Luminosidade
Prefira investir em espaços sem teto ou com uma cobertura de vidro, para que as plantas recebam iluminação natural. E para isso, uma boa opção é o uso de claraboias. Já nas casas de dois ou mais andares, um local estratégico é o próximo ao vão da escada. Um pergolado de madeira com teto transparente, por exemplo, permite que a luz natural penetre no jardim e protege da chuva, ao mesmo tempo que agrega valor à escada.
Proximidade com a natureza
Estar em contato com a natureza dentro de casa é um privilégio. E uma dica está justamente em montar o espaço na sala, por exemplo, criando um ambiente de estar diferenciado. Escolha um canto, em que o jardim possa ficar aberto para o restante da sala ou fechado com portas de vidro de correr e/ou painéis de madeira. Não esqueça de incluir nesse local outros elementos que ajudem a construir um ambiente para relaxamento. E para isso vale rede de balanço, poltronas confortáveis ou até mesmo uma fonte de água.
Conectar os anexos da casa
Um pergolado de madeira com jardim de inverno é perfeito para fazer a ligação entre o corpo principal e os anexos da casa. Esse tipo de projeto traz um toque de requinte e um espaço extra, ideal para criar uma nova área de lazer.
Agrega valor
O uso de pergolado de madeira gera um valor agregado instantaneamente no imóvel. E se aliado a isso, a estrutura abrigar um jardim de inverno no interior da construção cria diferenciais ainda maiores, estéticos e funcionais, dando mais sustentabilidade ao projeto. Já em localidades mais frias, um espaço bem elaborado traz charme a uma varanda fechada, por exemplo.
Modernização da arquitetura
O jardim de inverno traz personalidade e um toque de modernidade para a casa ou apartamento. Além de arejar o ambiente interno, promovendo a entrada de ar e iluminação naturais.
Por
Alinea Urbanismo
Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.
contatoDesenvolvido por wid.studio