Bairros planejados estão em alta

Bairros planejados estão em alta

Escrito por Alinea Urbanismo | 28.07.2021

A necessidade do confinamento dos últimos meses fez com que muitas pessoas sentissem o desejo de morar em imóveis mais amplos ou com quintal, deixando para trás um conceito pautado, até então, pelas características do que seria uma vida moderna: construções compactas e funcionais, fáceis de administrar e capazes de harmonizar com rotinas extremamente agitadas. 

Ao passo em que as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa, devido a pandemia, elas também tiveram que alterar suas percepções acerca do lar e, desse modo, novas tendências ganharam força. Especialistas acreditam que o pós-pandemia será de cidades com bairros mais planejados, com casas e loteamentos mais acessíveis, bem localizados e mais baratos, onde você pode encontrar tudo o que precisa a poucas quadras de casa. Dessa forma, moradia, trabalho, lazer e mobilidade passarão a caminhar juntos. 

Você sabe o que é um bairro planejado? 

Eles são construídos a partir de um projeto urbanístico com detalhamento das ruas, espaços destinados aos imóveis residenciais e comerciais, espaços de lazer, áreas verdes e outros atrativos. Dessa forma, é criada uma centralidade, o que reduz a necessidade de deslocamento diário até outros locais da cidade.

Com infraestrutura completa, os bairros planejados são lugares onde tudo é pensado para promover a qualidade de vida dos seus futuros moradores. E isso pode ser identificado em vários detalhes: desde a localização do bairro, até o cuidado com o paisagismo, a integração do transporte público e a oferta de serviços e comércios.

Além disso, é uma alternativa interessante tanto para quem quer morar bem, como para quem deseja investir em um novo empreendimento, com grande potencial de crescimento e valorização.

Outra grande vantagem está no fato de que, mesmo com características semelhantes a um loteamento fechado, os bairros planejados não cobram taxas mensais de condomínio e, de quebra, ainda contemplam espaços de lazer e bem-estar para toda a família, promovendo ótimos locais de convivência. 

As vantagens, entretanto, não param por aí. Por isso, separamos outros bons motivos que vão te deixar com vontade de se mudar na hora. Confira:

Localização privilegiada

Os bairros planejados normalmente estão estrategicamente posicionados em locais próximos a vias rápidas de acesso e chegada. Eles costumam ter também fácil acesso ao centro da cidade. Além disso, no kit de “boa localização”, também deve estar incluso tranquilidade e segurança para quem vai morar no local. 

Projetado por quem entende

Quem escolhe morar em um bairro planejado está em busca de qualidade de vida. E um bom local para se morar deve ser sustentável e promover a mobilidade urbana adequada, garantindo principalmente o fluxo de veículos com a circulação de pedestres de forma segura e autônoma. Da mesma forma, os projetos devem alinhar funcionalidade e modernidade ao conceito estético do empreendimento. 

Por isso, a construção das residências conta com uma equipe técnica especialista nesta modalidade de moradia, formada por arquitetos urbanistas e engenheiros, entre outros profissionais experientes. 

Arborização e respeito ao meio ambiente

Normalmente os bairros planejados já programam desde o início uma boa gestão ambiental, visando a diminuição dos impactos da construção civil. Além disso, é claro, o espaço deve estar em acordo com as normas ambientais federal, estadual e municipal. Entre as medidas adotadas como referência, está a administração de forma correta e segura dos resíduos e entulhos gerados nos canteiros de obras. Todos os projetos são feitos e executados para respeitar e preservar o meio ambiente. 

Outro ponto importante é que os bairros planejados proporcionam um maior contato com a natureza. Por isso, o projeto paisagístico é sempre um destaque. A finalidade é sempre a criação de ambientes mais agradáveis, que promovam a convivência e o bem-estar para toda a família.

Infraestrutura completa

Rede de água, esgoto, energia elétrica, paisagismo, mobiliário urbano e vias 100% asfaltadas são alguns dos itens que você encontrará em um bairro planejado.

Segurança 

Os projetos são pensados justamente para facilitar a implantação de sistemas de segurança humano, com uma iluminação adequada ou, até mesmo, uma rede de vizinhos. Além disso, ainda podem ser instalados sistemas tecnológicos completos, com rede de câmeras para monitoramento remoto em tempo real. 

Área comercial mais próxima de casa

Nos bairros planejados há a reserva de uma área específica para o comércio.  Podem ser lotes mistos (habitação + negócio) ou exclusivos, que tem como finalidade atender as necessidades de consumo dos seus moradores. 

Por

Alinea Urbanismo


Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.

contato
Dicas

Materiais de construção sustentáveis

Escrito por Alinea Urbanismo | 22.09.2021

Dicas

Financiamento imobiliário em alta

Escrito por Alinea Urbanismo | 16.09.2021

Desenvolvido por wid.studio