Alínea recebe homenagem no aniversário do Jardim Botânico

Alínea recebe homenagem no aniversário do Jardim Botânico

Escrito por Alinea Urbanismo | 19.08.2021

Primeiro de Santa Catarina a integrar a lista oficial dos jardins botânicos brasileiros, reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente, o Jardim Botânico de São José completou neste mês de agosto seis anos de criação. O projeto é um orgulho para a Alínea Urbanismo, que foi fundamental na implementação desse importante espaço de preservação de espécies nativas da flora brasileira e de sustentabilidade.

No último sábado (14/08), um evento aberto ao público celebrou os seis anos do Jardim Botânico, com uma programação de atividades e também de homenagens. A Alínea recebeu uma placa da Prefeitura Municipal e da Fundação do Meio Ambiente pelo apoio na concretização do lugar, que se tornou referência em educação ambiental e pesquisa em todo o Estado.

Foi por meio dos estudos ambientais ainda durante a implantação do Residencial Jardim Botânico, loteamento com a assinatura da urbanizadora na região, que se observou o potencial para área de sediar esse centro de conservação de espécies.

Em parceria com a prefeitura municipal de São José e Fundação do Meio Ambiente, a Alínea Urbanismo viabilizou importantes estruturas para o Jardim Botânico, como a implantação do centro de pesquisa, formado por uma sede própria, com espaço administrativo, anfiteatro, além de uma estufa para plantas e uma trilha que permite percorrer o Jardim e observar as espécies nativas. Completam ainda a sede um herbário, o museu e o Jardim Sensorial, composto por mais de 50 espécies diferenciadas, além de todo o espaço de educação ambiental.

O trabalho no Jardim Botânico abrange a manutenção das plantas no Jardim Sensorial, no Cactário, a preparação de experimentos de mudas de espécies nativas do Bioma Mata Atlântica na estufa experimental, e ainda a curadoria, organização e conservação das amostras já catalogadas no herbário.

No local, de 2.321,40 m², são realizadas diariamente atividades como atendimento às escolas e grupos de visitantes e educação ambiental, com conscientização e preservação do Bioma Mata Atlântica.

Por

Alinea Urbanismo


Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.

contato
Dicas

Materiais de construção sustentáveis

Escrito por Alinea Urbanismo | 22.09.2021

Dicas

Financiamento imobiliário em alta

Escrito por Alinea Urbanismo | 16.09.2021

Desenvolvido por wid.studio