A pandemia e o êxodo urbano

Escrito por Alinea Urbanismo | 18.11.2021

Cidades ao redor do mundo enfrentam um novo êxodo urbano. Principalmente porque as consequências da pandemia não foram apenas em áreas como a da saúde e economia. O setor imobiliário também tem sentido seus impactos e está passando por uma profunda transformação nas configurações das grandes cidades. Além de aumentar a procura por imóveis maiores e com áreas de lazer, quem teve a oportunidade também buscou um local mais calmo para morar. 

A necessidade do isolamento social mudou a maneira como as pessoas querem viver e isso impulsionou as movimentações populacionais. Dessa forma, muitas famílias saíram dos centros urbanos e foram se estabelecer em cidades menores ou no campo. Muito disso para evitar, principalmente, aglomerações e desacelerar de uma rotina estressante que já vinha incomodando. O chamado êxodo urbano em busca da tão sonhada qualidade de vida.

Prova disso foi uma pesquisa realizada pelo grupo imobiliário ZAP. O levantamento mostrou que, de janeiro a maio de 2020, a procura por imóveis com mais de 100 quilômetros de distância de São Paulo cresceu 340%. Além disso, a busca por casas em condomínios, bairros ou chácaras representava 0,5% do total na plataforma no primeiro mês do ano. Já em maio, o percentual subiu para 2,2%.

Outro fator que fortaleceu esse movimento foi uma maior apropriação da tecnologia, que possibilitou o trabalho remoto. Hoje podemos afirmar que, dependendo da área de atuação, é possível morar em um país e trabalhar em uma empresa que fica do outro lado do mundo.

Terrenos em áreas verdes são a aposta

Com o distanciamento social, brasileiros reavaliaram prioridades e trocaram de endereço em busca de espaços de lazer e um maior contato com a natureza. Dessa forma, estão em busca de tudo que permita bons momentos de descanso e uma vivência confortável junto à família.

Diante deste cenário, o segmento de terrenos, que já vinha se destacando, se tornou o queridinho da vez. Além da possibilidade de poder construir a casa dos seus sonhos, o investimento em lotes é ideal para quem procura por locais amplos e com área de lazer. Entretanto, os pequenos investidores já estão de olho no bom desempenho desse segmento. Tanto para revender a terra quanto para construir imóveis para comercializar, por exemplo. 

Em Santa Catarina, a Alínea Urbanismo sentiu esse movimento positivo e aproveitou o momento para ampliar suas ofertas. Dessa forma, como parte de seu projeto de expansão, a loteadora vai lançar três empreendimentos no Estado até o final deste ano, e chegar a duas cidades onde ainda não estava presente: Itajaí e Santo Amaro da Imperatriz. Já em São José será o seu oitavo loteamento.

Os três empreendimentos totalizam 849 lotes, sendo que o projeto de Itajaí é inédito para a urbanizadora, este será o primeiro condomínio fechado com a qualidade Alínea. Com sede em São José, na Grande Florianópolis, a empresa está presente em 19 cidades e dois estados. São 30 anos de história, com 48 empreendimentos desenvolvidos ou em fase de desenvolvimento e mais de 7 mil terrenos entregues.

Os benefícios de morar próximo da natureza

Você já deve ter ouvido falar que morar próximo da natureza pode promover um significativo aumento na sensação de bem-estar. Sendo assim, só o fato de olhar pela janela e não dar de cara com o vizinho, ou com a parede de outro empreendimento, já é um fator extremamente positivo.

Além disso, o contato com o verde é capaz de aliviar os sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Barcelona para a Saúde Global (ISGlobal) identificou que o contato com a natureza durante a infância pode gerar benefícios à saúde mental na idade adulta. Preservando, principalmente, os indivíduos de males como depressão e ansiedade.

Outro benefício de poder estar ao ar livre é o estímulo da prática de esportes. Mais do que deixar o corpo em dia, fazer uma atividade física regularmente ainda melhora o humor e te deixa mais disposto.

Por

Alinea Urbanismo


Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.

contato
Dicas

Alínea Vivenda dos Açores chega a São José

Escrito por Alinea Urbanismo | 29.11.2021

Dicas

Vantagens dos condomínios

Escrito por Alinea Urbanismo | 24.11.2021

Desenvolvido por wid.studio