Escrito por Alinea Urbanismo | 04.02.2021
São os acabamentos da obra que geralmente oferecem elegância e beleza para casas, prédios e apartamentos. Mas sua relevância vai além desses detalhes arquitetônicos. Alguns tipos de revestimentos e pisos são cruciais para outras funções mais complexas, como manutenção de estruturas e isolamento de som. Por isso, planeje cada etapa desde o início e, preferencialmente, defina tudo em paralelo ao desenho da planta.
E o desafio não para por aí. Para montar este quebra-cabeças você também deve equilibrar a estética projetada e a qualidade dos materiais. Tudo isso para evitar desperdícios e ainda conseguir encaixar o gasto de maneira mais leve no orçamento. São inúmeros definições – pisos, revestimentos, bancadas, pintura, iluminação – que se forem deixadas para última hora há uma grande chance de que as escolhas não sejam tão assertivas. Muitas vezes reflexos de decisões tomadas por impulso ou pela pressão do tempo.
Etapas da obra
Só após colocar a infraestrutura de pé é que chega a hora de finalizar os detalhes do acabamento. Por isso, tome cuidado para que a ordenação do trabalho não afete a qualidade construtiva, principalmente para que o trabalho não tenha de ser refeito. Desta forma, para evitar qualquer tipo de aborrecimento durante o processo, estabeleça corretamente cada etapa da obra.
E para que tudo saia como o esperado, os próximos passos devem respeitar uma ordem lógica de acontecimentos. Principalmente para evitar retrabalho. Desta forma, comece pelos pisos e revestimentos. Só depois é a hora de pensar na instalação de bancadas, do forro de gesso, das esquadrias e de molduras.
Já para os que não querem correr o risco de estragar o piso, a indicação é começar pelo revestimento das paredes. Logo após iniciar o processo do gesso e só daí então assentar os materiais do chão. Os demais processos seguem a mesma ordem, sendo que por último será a vez da pintura e da instalação das louças e demais acessórios nos banheiros e na cozinha. Assim, eles não correm o risco de serem danificados .
Além disso, sempre surgem dúvidas na hora de compor os ambientes. Principalmente sobre qual o melhor tipo de acabamento para pisos e paredes. Ou ainda sobre o material ideal para revestir esses espaços. Mas é claro que de nada adianta escolher o piso mais sofisticado se ele não for instalado da maneira correta. Da mesma forma que também não vale fazer aquela textura incrível na parede e só depois perceber que respingou tinta por todos os cantos. Fique atento!
Realize seu sonho
No loteamento Alínea Vale dos Vinhedos, em Caçador, você pode adquirir um terreno para projetar a sua casa própria. O empreendimento, de uso misto (comercial e residencial), traz para a Região Sul do Estado as principais inovações em técnicas construtivas, entregando muito além do básico aos clientes. São 188 lotes, com metragens a partir de 240 m², além de localização estratégica, área verde preservada e garantia de um alicerce sólido.
E para te ajudar na realização deste sonho e evitar desperdícios na conquista de uma casa bonita e funcional, confira algumas dicas:
– Antes de colocar a mão na massa é preciso planejar como será o revestimento em cada cômodo. Assim a compra dos materiais se tornará mais otimizada. Se for usar azulejos, por exemplo, será preciso checar se haverá necessidade de corte das peças e como será feito o alinhamento da soleira;
– Os mesmos cuidados servem para a colocação do piso. Só que neste caso é preciso ficar atento ao rejunte. Caso ele seja branco, o ideal é que receba uma proteção, para que o restante do material usado na obra não o escureça;
– Fique de olho na instalação de quinas e rodapés. Observe principalmente se existe um excesso de massa e se eles estão alinhados.
Por
Alinea Urbanismo
Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.
contatoDesenvolvido por wid.studio