Escrito por Alinea Urbanismo | 03.11.2017
A “Princesa da Serra”, como a cidade de Lages é conhecida, está no centro do território de Santa Catarina em uma das melhores regiões econômicas do Estado. Além da localização, o município também tem alto potencial econômico. A cidade é polo turístico de inverno com suas belas paisagens e gastronomia farta. E ainda tem o povo lageano, acostumado ao longo da sua história a receber viajantes, se tornou muito hospitaleiro e repleto de tradições e valores. Mas ainda há mais vantagens de morar em Lages.
Comparada a outras cidades da região e do Estado de Santa Catarina, há diversas vantagens para morar e investir em Lages. Esses argumentos fortalecem o movimento de mão de obra para a região e o desenvolvimento econômico, que sustentam investimentos em qualidade de vida para os seus moradores.
Uma grande vantagem de morar em Lages – e também para fazer negócios – é a localização do município e a facilidade de acesso pelas BRs-116 e 282 e pela rodovia SC-114. A cidade está a menos de 300 quilômetros de distância dos portos catarinenses e algumas obras devem fazer de Lages um corredor ainda mais importante para o escoamento da produção agropecuária e industrial de Santa Catarina e do Brasil. A futura criação de uma rodovia que ligaria os oceanos Pacífico e Atlântico, passaria pela BR-282, facilitando o envio de cargas brasileiras para a Ásia.
Outro ponto de destaque é a finalização da construção do Aeroporto Regional do Planalto Serrano e da ampliação do Aeroporto Federal Antônio Correia Pinto de Macedo. Investimento que deixarão a cidade a poucas horas de viagem de centro econômicos ainda maiores.
A economia lageana cresce 3% a mais que a média de Santa Catarina. A exportação de produtos gera cerca de US$ 95 milhões ao ano e a indústria responde por 60% da economia, com destaque para o setor alimentício e metalmecânico.
O agronegócio também é bastante forte na região, com destaque à pecuária. O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) é polo de pesquisas de melhoramento genético. Com isso, Lages se tornou referência em produção de leite e carne. A cidade também tem alta e moderna produção de grãos.
A construção de uma fábrica de aviões de pequeno porte nos próximos anos deve impulsionar ainda mais a economia e a pesquisa, e abrir novos postos de trabalho. O setor de serviços tem quase duas mil empresas, que geram mais de 16 mil vagas.
Entres as vantagens de morar em Lages, também estão os investimentos constantes em infraestrutura. O município conta com grande oferta de creches, escolas e universidades, postos de saúde e hospitais. A cidade também tem ampla e eficiente malha viária e bom índices de segurança pública. A rede de abastecimento e saneamento foi remodelada e estendida para atender melhor a uma parcela maior da população, assim como a rede elétrica, com a ampliação da capacidade da subestação da Celesc.
Recentemente, a região central foi revitalizada. Foi feito um investimento de 10 milhões de reais para cabeamento subterrâneo, reforma de prédios históricos, melhorias na pavimentação e na iluminação, entre outras obras.
A saúde também recebe forte investimento e hoje Lages é referência estadual em hemodiálise, quimioterapia e radioterapia. O município conta com estrutura – entre clínicas, postos, policlínica, hospitais, hemocentro e laboratórios (alguns capacitados para a realização de exames de alta complexidade) para atender a 800 mil pessoas. Muitas pessoas chegam de cidades vizinhas e até de outras regiões de Santa Catarina para usar dos serviços de alta qualidade.
Estar sempre próximo da natureza, de áreas de preservação, parques e praças, é mais um ponto de destaque entre as vantagens de morar em Lages. No inverno, com a chegado do frio, a paisagem algumas vezes amanhece coberta de geada branca – cena linda para contemplar acompanhada de uma bebida quente e aconchegante. No verão, há diversas opções de rios e campings próximos para se divertir.
Lages se destaca por ser a “Capital do Turismo Rural” e por atrair visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo, principalmente no inverno, para seus hotéis-fazenda, pousadas rurais e estâncias, principalmente na região da Coxilha Rica.
Lages também possui uma das maiores áreas de preservação ambiental dentro do perímetro urbano do Estado, com destaque para o Parque Ecológico João José Theodoro da Costa Neto, com 2,34 milhões de hectares de mata nativa.
Por fim, a região tem grandes eventos como o Natal Felicidade, a Mercoleite, a feira multissensorial Expolages e a famosa Festa do Pinhão, que atrai turistas de do o país durante 15 dias durante o inverno.
Por
Alinea Urbanismo
Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.
contatoDesenvolvido por wid.studio