Escrito por Alinea Urbanismo | 16.02.2022
Nunca ficamos tanto tempo em casa. E isso fez com que mudássemos as prioridades no quesito moradia. As varandas e áreas externas se tornaram as melhores aliadas, principalmente na hora de relaxar, respirar ar puro e aproveitar os finais de semana. Mas também tem muita gente ocupando esses locais com seus escritórios de trabalho.
E nessa reconexão com o lar, tendências como a natureza dentro de casa e a febre de varandas gourmet são alguns bons exemplos que refletem a valorização da área externa. Por isso, saber optar por bons móveis para esse local é o primeiro passo para criar ambientes ao ar livre que sejam mais aconchegantes, funcionais, acolhedores e duradouros. Tudo deve funcionar em harmonia junto à decoração do restante da casa ou do apartamento.
E você, está em dúvidas quanto aos melhores móveis para a área externa do seu lar? Então confere algumas dicas que separamos para te ajudar nessa missão:
Fique atento ao tipo de material do móvel
Como ficam, muitas vezes, expostos às mudanças climáticas, os móveis da área externa precisam ser mais resistentes. E os materiais mais conhecidos e indicados para esse tipo de decoração são os de alumínio, fibra ou madeira. Sendo que a última opção precisa passar por um tratamento de proteção, que terá um grau maior ou menor de eficiência dependendo da qualidade.
Vale lembrar que, independentemente do modelo do móvel, se ele for de madeira precisará de manutenção regular. O ideal é que seja feito a cada seis meses ou um ano, dependendo do uso e do nível de exposição.
Dê preferência para móveis funcionais
Funcionalidade é uma característica essencial na hora de escolher os móveis da área externa. Sendo assim, aposte na variedade de itens que podem oferecer conforto e serem úteis. Principalmente nos coringas como mesas laterais, que servem tanto para apoiar um copo, quanto para a bolsa de alguém. Ou a mesa redonda protegida por ombrelone, para um bate-papo com petiscos.
Opte por móveis fáceis de limpar
Para facilitar a rotina diária da casa, escolha uma decoração que seja fácil de limpar. Ou seja, que o uso de um simples espanador ou pano limpo seja o suficiente para remover o excesso de pó. Não compre móveis muito trabalhados, com efeitos e texturas que acabam acumulando ainda mais sujeira.
Além disso, montar um ambiente clean, onde os móveis estão dispostos de forma harmoniosa, valoriza o espaço deixando-o mais agradável.
Tecidos devem ser impermeabilizados
Para não ter que se preocupar com os efeitos da chuva e do sol, esqueça os tecidos de seda e veludo para a área externa. Opte por modelos sintéticos de acrílico, couro náutico e vinil. Ideias para tornar os móveis mais resistentes às ações climáticas, desbotamento, além de repelir a água e serem mais fáceis de lavar.
Estampas e cores são bem-vindas
As áreas externas são normalmente usadas para momentos de descontração e alto-astral. Por isso, você pode usar e abusar das cores e estampas. Mas não esqueça que a decoração deste espaço deve estar em harmonia com o restante da casa.
Evite cores escuras como preto, azul marinho e marrom, pois além de absorver muito calor, elas vão de encontro ao conceito relax que o ambiente pede.
Não abra mão do conforto
Associada normalmente a momentos de lazer, as áreas externas devem ter móveis confortáveis e ergonômicos. Por isso é tão importante pensar qual é a sua intenção para o cômodo. Se o local será para reunir os amigos e dar festas ou vai ser um espaço para relaxar. Essa definição também será decisiva na hora da escolha dos móveis.
Por
Alinea Urbanismo
Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.
contatoDesenvolvido por wid.studio