Motivos para viver em Imbituba

Escrito por Alinea Urbanismo | 29.04.2022

Abençoada por Deus e bonita por natureza, Imbituba é o destino ideal para quem gosta de estar em contato com a natureza e de praticar esportes aquáticos. Com sua natureza exuberante e praias com boa infraestrutura para receber turistas o ano todo, a cidade tem seu boom na temporada de verão, com milhares de pessoas circulando pela região. Muitas em busca de paz e sossego, enquanto que outras estão atrás de boas ondas para garantir o sagrado surfe.

Mas, além disso, Imbituba também é conhecida por ser a Capital Nacional da Baleia Franca. Entre os meses de julho e outubro, a praia é o refúgio de muitos animais que estão à procura de águas mais rasas e quentes para ter e amamentar os seus filhotes. Sendo assim, a área preferida das baleias francas, que podem medir até 18 m de comprimento e pesar aproximadamente 40 toneladas, abrange: Garopaba, Praia do Rosa, Imbituba, Ibiraquera e Laguna.

Outras atrações de destaque são os campings, passeios de caiaque, trilhas para caminhadas, corrida e ciclismo, assim como os esportes náuticos. Sendo que este último lhe rendeu ser palco de campeonatos nacionais e internacionais de surf, kitesurf e windsurf. Não é à toa que a Praia da Vila foi sede durante oito anos do maior campeonato de surfe mundial, o World Championship Tour (WCT). E, até hoje, eventualmente recebe os circuitos de acesso, o Word Qualifying Series (WQS), além de campeonatos estaduais e municipais durante todo o ano.

Mas não para por aí. As delícias da gastronomia típica, à base de frutos do mar, também atraem muitos apreciadores de boa comida. E como são muitos os atrativos, separamos algumas dicas de praias e pontos turísticos que você vai se apaixonar e não vai mais querer ir embora. Confira:

Conheça um pouco mais sobre o que a região oferece

Praias

Praia da Aguada: Cercada por morros, esta praia é acessível somente por trilha, partindo a praia do Porto. Ela está localizada a 4km do centro da cidade e está, na maior parte do tempo, praticamente deserta.

Praia do Rosa: Um dos destinos mais conhecidos da região, é ideal tanto para surfistas quanto para férias em família. Com 2km de extensão, a praia do Rosa está circundada por costões, areias claras, mar com ondas e uma lagoa de água salgada.  Que serve, principalmente, de refúgio para quem viaja com crianças.

Praia do Porto: Este é o ponto de partida para quem quer conhecer as belezas naturais de outro ângulo. Os passeios de barcos que levam as ilhas da região partem desta praia, que está localizada a 3km do centro da cidade. Outra atração que encanta os turistas são os molhes e navios naufragados.

Praia de Ibiraquera: Localizada a 13 quilômetros do centro, Ibiraquera é o reduto de quem pratica wind e kitesurf. Os ventos fortes e constantes que sopram na área fazem dela uma das melhores do país para a prática dos esportes. Além disso, é uma das regiões mais belas, pois a praia está circundada por dunas, ilhas e lagoa.

Praia da Vila: Este é o destino mais requisitado pelos surfistas, em virtude de ter as melhores ondas do Brasil. Tanto que é o local onde é realizada uma das etapas do campeonato mundial de surf.

Pontos turísticos

Museu da Baleia: Localizado na praia do Porto, no “Barracão Manoel Rosa”, o espaço foi inaugurado em 2003. O museu é o resultado de uma parceria entre o Projeto Baleia Franca e a Prefeitura de Imbituba, que conta a história da matança das baleias e a luta pela sua proteção. Dessa forma, contém diversos artefatos históricos, documentos e painéis interpretativos.

Museu das Conchas: Foi criado em 2000, pelo holandês Antonie Maljers, conquiliologista (especialista em conchas), quando iniciou sua coleção particular de concha. Desde então, ele vem aumentando seu acervo de conchas, incluindo algumas peças raras.

Igreja Matriz: A Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição, erguida por volta de 1946, se destaca pelos seus traços da cultura açoriana. Além disso, outra curiosidade é que sua estrutura foi construída com óleo de baleia. Ela está localiza junto à Praça Henrique Lage, de frente para a praia da Vila, no Centro de Imbituba.

Farol da Praia da Vila: Com acesso restrito, somente via trilha, este é um dos lugares mais bonitos da região. O farol está localizado no morro que separa a Praia da Vila da Praia do Porto. O passeio promete paisagens deslumbrantes.

Por

Alinea Urbanismo


Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.

contato
Sem categoria

Móveis para áreas externas

Escrito por Alinea Urbanismo | 16.02.2022

Loteamentos | Sem categoria

Conheça a nova fase de vendas do Bosque Imbituba, loteamento da J.A. Urbanismo

Escrito por Alinea Urbanismo | 04.10.2019

Desenvolvido por wid.studio