Meio ambiente: uma prioridade da Alínea Urbanismo.

Escrito por Alinea Urbanismo | 03.06.2022

Conhecida como a Semana do Meio Ambiente, a primeira semana do mês de junho é marcada por uma série de campanhas acerca do cuidado com a natureza e sua relação com a vida humana. Motivados pelo tema e relembrando nosso compromisso com o meio ambiente, trazemos algumas das ações mais importantes da Alínea Urbanismo em prol do planeta. Confira: 

  1. Entrega do 1º jardim botânico de Santa Catarina

Em agosto de 2015 a Alínea Urbanismo teve a honra de realizar a concepção e entrega da sede do primeiro jardim botânico de Santa Catarina, localizado na cidade de São José, na grande Florianópolis.

O projeto foi reconhecido pela Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB) e conta com 160 mil metros quadrados de mata atlântica preservada, além de centro de pesquisa, espaço administrativo, anfiteatro, estufa para plantas, trilha para observação de espécies nativas, herbário, museu e jardim sensorial, composto por mais de 50 espécies e espaço de educação ambiental.

  1. Reconhecimento em projetos sustentáveis

Conhecido por premiar empresas que se destacam pela preservação ambiental em Santa Catarina, o Prêmio Max Hablitzel foi entregue à Alínea Urbanismo em 2006 em razão de seu compromisso com a implementação de áreas verdes em seus empreendimentos – em especial no Alínea San Marino, que recebeu uma quantidade significativa de bromélias e orquídeas resgatadas e replantadas em suas áreas remanescentes.

Desde que iniciou suas atividades, a Alínea já foi reconhecida por diversos setores da sociedade civil com ações como as citadas anteriormente, além do plantio de mais de 30 mil árvores de espécies nativas com potencial ornamental em seus empreendimentos, promovendo o contato com a natureza e os valores ambientais entre seus moradores, sem deixar de lado a estética, funcionalidade e o urbanismo de alto padrão.

  1. Doação de mais de 5 mil mudas de árvores para Braço do Norte

Em fevereiro de 2021 o Viveiro Municipal de Braço do Norte recebeu a doação de 5.460 mudas de árvores nativas, exóticas e frutíferas por parte da Alínea Urbanismo. Entre elas, destacam-se as mudas de araçá, gabiroba, palmito, peroba e coqueiro.

O espaço, que é mantido pela prefeitura municipal por meio da Secretaria de Agricultura, realiza o cultivo das mudas contempladas pelo espaço e consequente doação de seus frutos à comunidade, além de utilizá-las em ações ambientais. Assim, o Viveiro Municipal ganha mais um incentivo para fortalecer os laços de desenvolvimento entre as pessoas, a cidade e o meio ambiente.

  1. Transplante de figueira em Tubarão

Após sete meses de planejamento, a Alínea Urbanismo realizou o transplante de uma figueira na cidade de Tubarão. O trabalho reuniu profissionais das áreas ambiental e de engenharia para o direcionamento dos processos de escavação do perímetro das raízes, planejamento logístico de transporte, preparo da terra de destino, entre outras etapas essenciais.

A ação, idealizada em julho de 2021, teve como objetivo aproveitar o terreno da melhor forma possível, sem afetar o crescimento da árvore e permitindo que ela crescesse em um solo mais fértil e com melhor aproveitamento pelas pessoas à sua volta.

Veja como foi o Transplante da Figueira em Tubarão:

Para saber mais sobre nossos e ações de preservação ambiental, siga a Alínea Urbanismo nas redes sociais.

Por

Alinea Urbanismo


Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.

contato
Alínea Urbanismo | Reserva Itajaí

Um lugar para crescer: Itajaí é a cidade com melhor valorização imobiliária de 2021

Escrito por Alinea Urbanismo | 17.05.2022

Desenvolvido por wid.studio