Jardim Botânico de São José: espaço sustentável de preservação e educação ambiental

Escrito por Alinea Urbanismo | 13.07.2017

Jardim Botânico de São José

Você já ouviu falar sobre o Jardim Botânico do Rio de Janeiro? Talvez a primeira lembrança que venha à sua mente seja um lindo espaço aberto, com palmeiras centenárias, pelo qual é possível caminhar e aproveitar a natureza. E a respeito do Jardim Botânico de São José, você já tem referências?

Desde 2015, São José, município da Grande Florianópolis, é uma das poucas cidades brasileiras que possuem um Jardim Botânico, que ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, não é um parque aberto à livre visitação. O conceito desse tipo de estrutura visa, primordialmente, ser um importante instrumento de estudo e preservação de espécies nativas da flora brasileira, é um ambiente que se propõe mais à pesquisa do que ao lazer.

Para ser considerado um Jardim Botânico, o espaço precisa ser reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente e integrante do Sistema Nacional de Jardins Botânicos (SNJB). Em todo o Brasil, são apenas 30 espaços como esse. Em São José, o jardim está localizado no bairro Potecas, em uma área de 160 mil m² de Mata Atlântica preservada.

Jardim Botânico de São José

Registro e preservação da vegetação

O jardim Botânico de São José possui dois tipos de estufas para fins de registro e preservação da vegetação. A estufa de exsicatas (amostras de plantas secas), que é utilizada para secar as plantas e/ou para manter essas amostras.

O outro tipo é a estufa de plantas vivas, geralmente utilizadas para acelerar o processo de desenvolvimento sob condições de temperatura e umidades controlados e/ou aclimar espécies. No Jardim Botânico de São José, além de espécies nativas, há espécies exóticas, como aquelas presentes na coleção de cactos, entre outras.

 

Responsabilidade ambiental

A viabilização desse espaço de preservação e de sustentabilidade foi uma iniciativa da J.A. Urbanismo, empresa especializada urbanismo. Com o intuito de desenvolver um loteamento naquele local, foram realizados extensos e diversos estudos ambientais que evidenciaram o potencial da área para se estabelecer uma centro de pesquisa e preservação. Assim nasceu a ideia de criar um Jardim Botânico, que veio a ser o primeiro jardim homologado de Santa Catarina.

Os primeiros passos começaram a ser dados há cerca de sete anos, tempo necessário para construção da sede administrativa; do anfiteatro para eventos de educação ambiental; estudo e organização da parte de pesquisas e preservação ambiental; e o reconhecimento oficial. Depois de concluídas essas etapas, o Jardim Botânico foi entregue à Prefeitura de São José, que agora é responsável pela operacionalização e pela manutenção do espaço.

Loteamento Jardim Botânico

O cuidado com o meio ambiente norteia nossas ações em todos os empreendimentos, como aconteceu com o Loteamento Jardim Botânico, em São José. Contamos com uma equipe completa que analisa as questões ambientais em cada projeto que será realizado. Foi em uma dessas análises que surgiu a ideia da realização do Jardim Botânico integrado ao loteamento. Atualmente, o Loteamento Jardim Botânico oferece a possibilidade de morar próximo a essa área de preservação, cercado pela natureza em um ambiente que estimula a sustentabilidade.

O Jardim Botânico Municipal de São José (JBMSJ) fica junto ao loteamento, na Rua Acelino Pereira, Quadra 22 – Potecas, São José.

Jardim Botânico de São José

Por

Alinea Urbanismo


Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.

contato
Dicas | Jardim Botânico

Cultivar um jardim ajuda no desenvolvimento infantil e é uma deliciosa atividade para toda a família

Escrito por Alinea Urbanismo | 02.06.2020

Jardim Botânico de São José
Jardim Botânico

VÍDEO: Jardim Botânico de São José, um espaço de Mata Atlântica preservada no meio da cidade

Escrito por Alinea Urbanismo | 10.10.2017

Desenvolvido por wid.studio