Escrito por Alinea Urbanismo | 29.08.2017
A J.A. Urbanismo é uma empresa especializada em construção civil e urbanização, atuamos principalmente no setor de loteamentos habitacionais, oferecendo infraestrutura completa. Temos por missão desenvolver soluções em espaços urbanos para levar satisfação e realização aos nossos clientes, baseados na capacidade de antecipar tendências, na qualidade do nosso produto, no engajamento de nossos colaboradores e no compromisso com a sociedade e a sustentabilidade.
Entre tantos outros itens comuns aos projetos urbanísticos, como a infraestrutura (regularização topográfica; sub-base; base; pavimentação; rede de abastecimento de água e esgoto; energia elétrica e iluminação pública; áreas verdes e institucionais; e projeto paisagístico), dedicamos total atenção às questões relacionadas ao meio ambiente.
É esse cuidado com o meio ambiente que norteia nossas ações em todos os empreendimentos. Após ampla análise, que envolve uma equipe multidisciplinar, com profissionais de diversas áreas de conhecimento definimos as premissas para elaboração dos projetos e conceitos dos empreendimentos.
Na análise das características ambientais de uma nova área adquirida pela J.A. Urbanismo, nasceu o Loteamento Jardim Botânico de São José, em Santa Catarina. Nos estudos iniciais do terreno, constatamos áreas com morros cobertos por vegetação arbórea de Mata Atlântica virgem, nascentes (cinco, no total), cursos d’água (nove corpos de água corrente) e, na parte com relevo mais acessível, a utilização para fins agropastoril (lavoura e pecuária).
Na concepção do Loteamento Jardim Botânico de São José, em um primeiro momento, buscamos assessoria junto à Fundação Jardim Botânica Poços de Caldas, que acompanhou o desenvolvimento do conceito, dos projetos e, ao final, na homologação do Jardim Botânico Municipal de São José (FJBMSJ), o primeiro jardim botânico municipal criado e homologado no Estado de Santa Catarina. Nesse empreendimento, os cuidados com o meio ambiente nortearam todos os projetos, especialmente o projeto urbanístico, que se apresenta respeitando os cursos d’águas existentes, permitindo o máximo contato com a natureza. Outro fato relevante nesse loteamento é que cerca de 65% da gleba (terreno ainda não urbanizado) tornou-se Área Verde (doada ao município) ou Área de Preservação Permanente (APP), e, juntas as áreas somam 545.575,04 m². As margens dos córregos, que originalmente eram utilizadas como pastagens, foram reflorestadas com árvores nativas, entre elas, espécies ameaçadas de extinção. Parte dessas árvores faz parte do acervo do FJBMSJ.
O projeto de tratamento de esgotos e efluentes também segue a linha sustentável, e o loteamento conta com rede coletora, que destina todo o efluente à Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), sob responsabilidade da Companhia Catarinense de Águas e Saneamentos (Casan).
Viver no Loteamento Jardim Botânico representa estar cercado pela preservação do meio ambiente, pela responsabilidade sustentável e pela valorização de estar próximo da natureza.
Por
Alinea Urbanismo
Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.
contatoDesenvolvido por wid.studio