Escrito por Alinea Urbanismo | 21.10.2022
Dos momentos de lazer em família às visitas técnicas realizadas por estudantes e pesquisadores, o Jardim Botânico de São José é o primeiro do estado e um dos atrativos mais procurados na região por parte de turistas e da população local.
Implementado em 2015 pela Alínea Urbanismo, o espaço abrange uma área de 160 mil metros quadrados de Mata Atlântica original, preservando a fauna, flora e geografia locais com uma estrutura composta de centro de pesquisa formado por uma sede própria com espaço administrativo, anfiteatro, estufa para plantas, trilha que permite percorrer o jardim e observar as espécies nativas, herbário, museu, jardim sensorial composto de mais de 50 espécies de plantas e espaço de educação ambiental.
O projeto nasceu da concepção do loteamento Jardim Botânico, onde foi possível perceber a presença de áreas de preservação permanente, nascentes e solo natural abundante. Assim, foi estabelecida uma parceria entre a Alínea, a Prefeitura Municipal de São José e a Fundação do Meio Ambiente, que contaram com a assessoria da Fundação Jardim Botânica Poços de Caldas durante os processos de desenvolvimento do conceito, dos projetos e da homologação da organização.
O Jardim Botânico Municipal de São José é reconhecido pela Rede Brasileira de Jardins Botânicos e pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.
Por
Alinea Urbanismo
Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.
contatoDesenvolvido por wid.studio